A HistÓria da empresa

É como diz aquela antiga frase: “a necessidade faz o homem e o homem, a oportunidade.” Foi nisso que nos apoiamos quando decidimos criar uma empresa para fornecer folha de bananeira, um produto que apesar de abundante no Brasil ainda não havia sido comercializada no país
E foi justamente isso que Enio e Gorete Rodrigues se questionavam sempre que buscavam folhas de bananeira para assar um peixe. “Como é que ainda não vendem no mercado?” Para quem mora em sítios ou tem grandes quintais, a solução é fácil, mas e quem vive na correria das grandes cidades? 
Buscaram em todos os cantos de São Paulo: Ceagesp, Mercadão Municipal, Feirinha da Liberdade e até no Google! Mas não, esse produto não existia – ou melhor, não estava à venda. Foi então que o lado empreendedor do casal falou mais alto.
O início não foi fácil. Foram oito anos de viagens, conversas com agricultores e muito aprendizado com os mestres da Faculdade de Agronomia da USP, a Esalq. Tudo para dominar as propriedades químicas e físicas da folha de bananeira. Tudo para garantir aos futuros clientes um produto de excelência.
Enio e Gorete conheceram suas fadas-madrinhas: as chefs Mara Salles, Neide Rigo e Ana Soares. Elas estavam prestes a participar de um grande evento internacional e precisavam de nada menos que 300 folhas de qualidade. Desafio aceito. A apresentação do trio foi um sucesso. Surgia então a empresa FOLHA DA BANANEIRA. 
O time estava formado. Tínhamos fornecedores qualificados e um produto aprovado por três dos maiores nomes da gastronomia nacional. A Folha Da Bananeira ganhou ainda outro diferencial: Ganhou o interesse dos filhos do casal, Júlia e Pedro Rodrigues, que fizeram da marca uma empresa familiar, fazendo com que cada detalhe ganhasse atenção e capricho. Desde então a Folha da Bananeira não parou de crescer. Foi tema de reportagens de veículos especializados como Caderno Comida (Jornal Folha de São Paulo) , e as revistas Casa & Comida, Prazeres da Mesa e Veja São Paulo.
Em outubro de 2013, a Folha Da Bananeira entrou  para o varejo. O produto passou a ser vendido nos melhores empórios de São Paulo. As expectativas não poderiam ser melhores: estamos focados na distribuição nacional e, por que não, também no mercado internacional. 
Pular muros e escalar bananeiras para conseguir uma folha? Nunca mais!
 

Sobre os criadores da Folha Da Bananeira:

Enio Rodrigues

Paulistano nascido no tradicional bairro do Jaçanã, é dono de uma mente inquieta e criativa. Tentou se firmar na área publicitária, mas foi no ramo gráfico que obteve mais sucesso e reconhecimento. Após 15 anos de estresse e noites mal dormidas, viu na Folha Da Bananeira a oportunidade de se reinventar e buscar um futuro de qualidade para sua vida.

Hoje, Enio é o responsável pela produção e relacionamento da Folha Da Bananeira.

 

Gorete Rodrigues

A máxima “a vida vale pelos desafios que abraçamos e pelas emoções que vivemos”, sempre guiou a vida de Maria Gorete da Silva Rodrigues. Natural da cidade de Santos (SP), trabalhou boa parte da vida com vendas de equipamentos de informática. Muito comunicativa, gosta demais de falar, e o assunto predileto sempre foi a gastronomia. Trocar uma receitinha é com ela mesmo! Apesar do emprego estável e da vasta experiência com vendas, decidiu largar tudo para se aventurar com a Folha da Bananeira. Hoje, Gorete administra a empresa, lidera as ações de merchandising, além, é claro, de fazer o que mais gosta: testar receitas deliciosas com folhas de bananeira.